A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAR) de União reforça o alerta à população sobre os riscos das queimadas para a saúde pública e para o meio ambiente. A prática, além de causar danos ambientais significativos, representa ameaça direta à qualidade de vida da população. O problema é agravado neste período do B-R-O BRÓ, nos últimos meses do ano, quando há aumento da temperatura e menor umidade relativa do ar nos municípios piauienses.
As queimadas podem provocar a destruição de florestas, biomas e outros ecossistemas, além da morte de animais e plantas, degradação do solo e liberação de gases poluentes na atmosfera. A fumaça gerada também está associada a diversos problemas respiratórios, como asma, bronquite, pneumonia, irritações nos olhos, nariz e garganta, além de dificuldade para respirar.
No município de União, a Lei nº 777, em vigor desde 2021, estabelece o controle da poluição atmosférica. Além disso, provocar queimadas é considerado crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, que trata das sanções penais e administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente.
A Secretaria orienta a população a adotar medidas preventivas, como não atear fogo em terrenos, não acumular mato seco e evitar o descarte inadequado de bitucas de cigarro. Em caso de incêndio ou foco de queimada, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Denúncias e sugestões também podem ser encaminhadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (86) 99511-1489 ou pelo e-mail [email protected].









