A Prefeitura de União realizou nesta terça-feira (18) o 1º Fórum Comunitário da edição 2025–2028 do Selo UNICEF, promovido pela equipe intersetorial do Selo, o CMDCA, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania demais secretarias.
Com o tema “Infância protegida, adolescência fortalecida: o protagonismo de União no cuidado com a infância”, o evento reuniu representantes de toda a rede municipal, autoridades locais e membros da sociedade civil no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de União (SSPU).
A coordenadora do Selo UNICEF em União, Lays Santos, destacou a importância do fórum como espaço de escuta, planejamento e mobilização coletiva.
“Foi um momento de união entre poder público e sociedade para reafirmar nosso compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes, trabalho que já é feito em União mas estamos empenhados em ampliar essa atuação”, declarou.
O fórum contou com a presença da juíza de direito Mariana Cruz, do juiz da comarca de União Jesse James Oliveira Sousa, além de vereadores, empresários, técnicos municipais, conselheiros tutelares, representantes do CREAS, CRAS, programas como Criança Feliz e Serviço de Convivência, e todas as secretarias municipais. Também estiveram presentes lideranças religiosas, associações comunitárias e representantes de escolinhas esportivas.
Um dos destaques do evento foi a participação ativa do NUCA (Núcleo de Crianças e Adolescentes), que apresentou o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA) e contribuiu na construção do Plano de Ação Municipal para os próximos quatro anos de certificação do Selo UNICEF.
A abertura cultural ficou por conta do artista unionense Glauber Ferrari, que animou o público com música ao vivo. O NUCA também realizou uma apresentação artística que reforçou o protagonismo juvenil na pauta dos direitos da infância.
A palestra principal foi conduzida por Janaína Carvalho, assistente social com mestrado e doutorado em Políticas Públicas pela UFPI. Ela abordou o tema central do fórum, destacando o papel transformador das políticas públicas voltadas à infância e adolescência, trabalho desenvolvido por todas as frentes em União.